terça-feira, 28 de junho de 2011

Como vencer a solidão (parte 4)

Então, como vimos, precisamos nos sentir completos e felizes sozinhos. Aí sim a jornada de felicidade estará garantida, sem dependermos de outras pessoas, sem sermos marionetes dos acontecimentos.

Dentro de você existe uma fonte inesgotável, um manancial de possibilidades a serem exploradas. Portanto, jamais se sinta sozinho. Você é um universo, o próprio centro do seu universo, o comandante de seu destino.

De certa forma, Cazuza estava certo quando disse que a solidão era apenas uma pretensão de quem fica escondido fazendo fita. Abra seu coração, abra sua mente. Ao invés de esperar as oportunidades ou pessoas virem a você, crie você as oportunidades, crie os relacionamentos, atreva-se ao novo.

Bem, porém pode ser que você ainda não consiga sentir toda esta grandiosidade dentro de si mesmo. Na próxima postagem então, darei 2 dicas infalíveis para explorar esta fonte de oportunidades do seu interior.

sábado, 25 de junho de 2011

Como vencer a solidão (parte 3)

Pois bem, vamos falar um pouco mais sobre este encontro com nosso verdadeiro "eu". Já dizia Sócrates: "Conhece-te a ti mesmo." Ele dizia isso porque sabia que isso era a chave de tudo, de todo o resto.

Se de fato compreendermos que temos o todo, que somos possuidores de tudo em forma potencial no nosso interior, teremos encontrado a grande chave da vida. Ao mesmo tempo, se ainda nos conscientizarmos que possuímos dentro de nós a mesma força que move todo o universo, aí então nos sentiremos livres e completos.

Uma amiga minha dizia: "Ainda existem pessoas que casam para serem felizes..." Mas o que há de errado nesta frase? O certo seria casar para fazer o outro feliz. E, quando o outro ficasse feliz, automaticamente eu também ficaria. Este é o erro da maior parte dos casamentos, esperar e depender do outro para ser feliz. Somente quem consegue se sentir feliz e completo estando sozinho, é que está de fato preparado para um casamento feliz...

Na próxima postagem ainda continuaremos falando sobre como se sentir completo, preenchido e divino, mesmo sozinho.

Como vencer a solidão (parte 2)

Cazuza dizia em sua música "a solidão é a pretensão de quem fica em casa escondido fazendo fita". Não deixa de ter um fundo de verdade, mas as coisas não são tão simples assim.

Nesta postagem, quero falar sobre um lindo encontro, talvez o mais lindo encontro que você possa presenciar nesta sua passagem por este planeta: o seu encontro consigo mesmo. Diz um amigo meu que uma pessoa iluminada é aquela que conhece muito bem a si mesmo e sua relação com o Universo.

É natural que nos sintamos tão pequenos ao imaginar a vastidão do Universo. Porém, precisamos avançar no conhecimento de nós mesmos. Embora pequenos, somos infinitos. O Universo nos chama constantemente ao crescimento e à evolução. Uns escutam este chamado, outros não.

Embora sejamos uma pequeníssima parcela do grande Universo, encerramos em nós mesmos um outro universo individual e infinito. Portanto, somos governantes e centros de nossos próprios universos. Na próxima postagem, vamos entender um pouco mais sobre este maravilhoso encontro: você e seu universo interior.

Como vencer a solidão (parte 1)

Dizem que o mal do século é a solidão. Os meios de comunicação nos trouxeram a globalização. Hoje, em casa mesmo, podemos conversar via internet com qualquer pessoa no mundo em tempo real e gratuitamente.

Porém, mesmo com todo este avanço, escuto cada vez mais pessoas queixando-se de se sentirem sozinhas.

Solidão não é somente o fato de estar sem pessoas a sua volta. Há muitas pessoas que se sentem sozinhas mesmo estando rodeadas de amigos. O que faz com que uma pessoa se sinta sozinha? Por que o monstro da solidão ataca tantas pessoas? Por que tantos morrem de medo só em pensarem em estar sozinhos? Por que muitos preferem ainda estar mal acompanhados do que sozinhos?

De onde vem esta sensação de vazio e abandono que sentimos às vezes ou que muitos sentem constantemente. Na próxima postagem, discutiremos seriamente este assunto.

sexta-feira, 24 de junho de 2011

Ajuste seu foco para o lado positivo

É do ser humano prestar mais atenção às coisas negativas do que às positivas. A imprensa hoje fatura muito mais quando grandes tragédias acontecem. Parece que nossa sociedade se inclina pouco a pouco para o lado negativo. Precisamos mudar esta atitude mental se quisermos ter sucesso. Precisamos preencher nosso coração de alegria e gratidão se quisermos um diferencial em relação à massa.

A maior parte das pessoas está sempre focada nas coisas negativas. Se está em um congestionamento, fica irritada pela perda de tempo, mas nem sequer lembra que antes talvez nem tivesse um automóvel (muitos brasileiros só estão conseguindo comprar um carro de uns 5 anos para cá). Se está em frente ao computador consultando algo na internet, e esta demora ou trava, já pragueja esquecendo que a poucos anos atrás nem tínhamos os computadores pessoais e a poquíssimos anos não havia as facilidades da internet. Se alguém a desagrada, foca imediatamente no fato e nos defeitos desta pessoa, por vezes esquecendo o quanto esta pessoa já a ajudou no passado e quantos pontos positivos e maravilhosos tem de fato esta pessoa.

Portanto, vamos ver sempre e somente as coisas boas para que nossa mente fique iluminada e possamos fazer desta luz os faróis que nos guiarão pelos caminhos do sucesso.

quarta-feira, 22 de junho de 2011

Aproveite os princípios do universo e fique rico (parte 4)

Continuando a postagem anterior, vamos ver outras características da mente rica:

A mente rica é livre: o detentor de uma mente livre não é apegado. Compreende que as coisas são transitórias e não resiste à mudança. Pelo contrário, está sempre disposto a mudar e incentivar mudanças.

A mente rica é descontraída: não gasta sua preciosa energia pensando em coisas ruins que possam acontecer. Não sofre jamais por antecipação em nenhuma situação. Não se submete a preocupações.

A mente rica é otimista: acredita que seus projetos sempre darão certo. Tem fé de que todas as coisas estão sempre rumando para o bem e para a melhora, mesmo quando aparentemente estejam decaindo.

Enfim, brevemente comentei sobre algumas característica necessárias para atrair a riqueza. Mas a principal delas é entender que a riqueza está imanente no universo e que possuímos potencial suficiente para absorver esta riqueza. Portanto, de posse dessa conscientização e praticando os atributos que citei acima, não é possível ser pobre. A riqueza baterá a sua porta, pode esperar.

segunda-feira, 20 de junho de 2011

Aproveite os princípios do universo e fique rico (parte 3)

Como vimos, é necessário ter uma mente rica para poder atrair a riqueza. Pois então vamos conhecer as características de uma mente rica.

A mente rica é criativa: utilizando métodos como a meditação, a mente criativa capta grandes e úteis idéias do universo e converte-as em realizações práticas.

A mente rica é generosa: sem nenhum sinal de mesquinhez, doa incondicionalmente seu sorriso, seus elogios, seus incentivos e tudo mais que tiver para que o seu próximo possa ser mais feliz. E detalhe, não importa o quanto doe, nunca fica com a impressão de que ficou com menos por ter doado.

A mente rica é alegre: comemora cada instante de sua existência. Celebra não só suas vitórias, mas também compreende a necessidade das dificuldades para seu crescimento. Comemora ativamente também a vitória de seus companheiros.

(continua)

sexta-feira, 17 de junho de 2011

Aproveite os princípios do universo e fique rico (parte 2)

Pois bem, vamos continuar nosso assunto sobre os princípios da riqueza. Na postagem anterior, vimos que a maior parte dos homens mais ricos do mundo começaram sem nada. Com isto, concluímos que a riqueza vem também do nada, ou seja, ela pode ser criada simplesmente através das idéias.

São inúmeras as leis que nos conduzem à riqueza e aqui não haveria como enumerá-las em sua totalidade. Porém, vou tentar resumir o assunto. A prosperidade é algo mental, não físico. Se dividíssemos toda a riqueza do mundo em partes absolutamente iguais, logo os ricos ficariam ricos e os pobres ficariam pobres novamente. Então já temos uma pista: a riqueza está na mente.

Quem tem mente rica, acaba por atrair a riqueza. Quem tem mente grandiosa, atrai grandes projetos e numerosos colaboradores. Mente que não perdoa, mente teimosa, mente preguiçosa, mente que espeta o outro com críticas, mente invejosa, mente que se preocupa demasiadamente com pequenas coisas - esta mente é definitivamente uma mente pobre. (continua...)

quinta-feira, 16 de junho de 2011

Aproveite os princípios do universo e fique rico (parte 1)

A riqueza está imanente em todo o universo, basta conhecermos e aproveitarmos corretamente os princípios da prosperidade e usá-los a nosso favor.

O universo é infinitamente rico e traz em si a riqueza. Tomemos um grão de feijão. Neste pequenino grão criado pela natureza, encontramos o princípio da prosperidade. Quantos feijões podemos fazer a partir de um grão de feijão? Já parou para pensar nisso? Podemos fazer infinitos feijões. Basta plantá-lo que então teremos uma fonte inesgotável de feijões.

Pois bem, sabemos que o princípio do universo é de máxima riqueza. Mas como fazer esta riqueza vir para mim? Antes de responder, vamos a uma outra observação. Na revista Forbes, foi pesquisado as características dos homens mais ricos do mundo e, pasme você, a característica encontrada mais vezes foi: "começar sem nada". Exato, a maior parte (70%) dos homens mais ricos hoje começaram sem nada. Por isso eu sempre digo: "se você está sem nada, parabéns, já tem um dos principais requisitos para ficar rico...".

Nas próximas postagens, vamos entender quais e como funcionam os princípios da riqueza.

quarta-feira, 15 de junho de 2011

O segredo da prosperidade

Muitos querem saber quais são os segredos da prosperidade. Pois então, aqui vai a resposta: "a verdadeira prosperidade é obtida quando você faz feliz todas as pessoas que passarem por você".

Não entendeu a relação disso com a riqueza? Aí vai: quando geramos algo que beneficia um grande número de pessoas, isto acaba gerando riqueza. Um exemplo concreto de um dos homens mais ricos do planeta: Bill Gates. Antes dele, uma pessoa de classe média não poderia ter um PC em casa. Ele facilitou de tal forma o uso dos computadores pessoais que milhões de pessoas se beneficiaram. E o resultado: ele se tornou bilionário.

Não precisamos ir tão longe para constatar isso. Qualquer dono de um boteco de esquina ou de uma banca de camelô sabe que, fazendo feliz seu cliente, ele retornará e trará ainda mais clientes. A lei funciona de forma igual para o pequeno comerciante ou para o mega empresário.

Portanto, se você quer mesmo ficar rico, trate de fazer feliz todas as pessoas que te rodeiam: familiares, amigos, colaboradores, clientes, a humanidade. Somente assim será gerada uma energia tal que te fará conquistar a prosperidade verdadeira.

segunda-feira, 13 de junho de 2011

O poder do elogio (parte 2)

Pois bem, vamos ver como o elogio pode de fato mudar uma pessoa que queremos ver transformada.

Todos sabemos que repreensões dificilmente dão resultados. Quanto mais repreendemos ou reclamamos sobre um ponto negativo de uma pessoa, cria-se ali uma força mental que mantém aquele defeito ativo. Se reprimendas mudassem as pessoas, seria muito fácil educar um filho, por exemplo. Bastaria repreendê-lo em cada erro e então ele se direcionaria para o lado certo. Sabemos que nem sempre, ou quase nunca isto acontece.

Então qual seria a forma de eliminar os pontos negativos das pessoas que vivem conosco? A grande chave é o elogio. Por mais pontos negativos que uma pessoa tenha, procure um ponto positivo e elogie-o. Todos ficam felizes ao receberem elogios e procuram de fato fazer jus ao elogio recebido. Neste sentido, o ponto positivo elogiado vai crescendo cada vez mais até tomar o lugar de todos os pontos negativos que antes existiam. Fácil não é? Então pratique, experimente fazer isso com quem você gosta ou convive.

Sei que criticar é mais fácil. Mas mude sua técnica. Faça do elogio a sua mais nova e eficaz técnica para mudar todas as pessoas que o rodeiam para melhor.