sexta-feira, 29 de julho de 2011

Entenda o papel dos problemas na sua vida (parte 1)

Problemas todos tem. Se alguém disser que não os tem, está certamente mentindo. Nenhuma pessoa possui sua vida integralmente certa. E, se alguém acha que não terá mais problemas ao chegar em uma determinada situação, seja pessoal ou financeira, também está redondamente enganado.

Porém, devemos compreender o papel que os problemas exercem em nossa vida. Os problemas são os instrumentos que a vida oferece para sairmos de nossa zona de conforto e partirmos para o crescimento.

O ser humano tem o péssimo hábito de se acomodar quando tudo está bem. Até no mundo dos negócios isso é assim. Sempre é necessário chegarem os concorrentes para que uma empresa comece a achar soluções para melhorar seus produtos, incentivar seus colaboradores, reduzir custos, etc. Na nossa vida não é diferente. Os problemas chegarão sempre para nos sacudir e arremessar para frente, para o crescimento, para o sucesso. (continua...)

segunda-feira, 25 de julho de 2011

Como descobrir minha missão? (parte 8)

Chegamos ao fim de nosso assunto e agora vamos finalmente tentar montar nossa missão pessoal. Vejamos um exemplo:

"Serei uma pessoa empreendedora, tomando sempre iniciativas que me conduzam até a realização das minhas metas, as quais sempre levarão em consideração os benefícios e felicidade que trarei aos que estão próximos a mim e à humanidade. Tentarei sempre equilibrar minha carreira e vida familiar, obtendo sucesso em ambos aspectos. Assim, construirei um lar alegre e harmonioso, onde todos os que nele moram e os que a ele visitarem se sentirão sempre felizes. Me utilizando de ética e honestidade, obterei êxito financeiro através do equilíbrio entre minhas receitas e despesas, obtendo assim minha independência financeira."

Veja, este é apenas um exemplo de missão. Talvez a sua não se pareça em nada com essa, pois cada um tem missões diferenciadas. Agora, como exercício, tente elaborar a sua.

quinta-feira, 21 de julho de 2011

Como descobrir minha missão? (parte 7)

Certamente, temos muito a oferecer às pessoas e ao mundo. E mais ainda, o segredo do sucesso e da prosperidade reside justamente aí. Geralmente prosperidade é proporcional à quantidade de benefícios que trazemos às pessoas.

Pois bem, vamos tentar organizar as idéias.

1) Estudamos que nossa missão pessoal tem que ser algo inspirador;
2) Vimos que nossa missão pessoal tem que trazer felicidade a você e ao mundo;
3) Definimos nossos valores e princípios;
4) Definimos quem são as pessoas que queremos beneficiar.

Mas ainda falta algo fundamental, a coluna vertebral de sua missão. O que você quer ser? Qual o papel mais importante para você? Temos vários papéis: de filho, de pai, de profissional, de cidadão, de marido, de gestor, etc. Descubra quais são os papéis mais importantes para você. Isso o ajudará a montar sua missão.

Com tudo o que estudamos, finalmente na próxima postagem, vamos criar um modelo de missão.

quarta-feira, 20 de julho de 2011

Como descobrir minha missão? (parte 6)

Pois bem, agora que você já refletiu sobre seus valores pessoais, já podemos começar a pensar em sua missão.

Uma outra dica que eu falei rapidamente, mas que vou explicar melhor agora é sobre a questão do benefício que sua existência pode trazer às outras pessoas. Você precisa agora definir qual é o seu "público alvo", ou seja, quem que você quer que seja beneficiado pelas suas ações durante sua vida.

Eu de fato espero que seu enterro não seja como alguns que eu já tive a infelicidade de presenciar: pouquíssima gente e os poucos que estão lá ainda falam mal do morto. A sua missão pessoal deve transmitir a idéia de uma vida útil na qual você possa distribuir alegria e felicidade para seu público alvo.

Pois bem, decida-se agora a quem você quer trazer felicidade: você mesmo? sua família? seus vizinhos? sua cidade? seus colegas de religião? seus compatriotas? a humanidade? Parece um pouco utópico, mas seria muito triste passar sua vida sem deixar boas marcas na vida das pessoas. Quando você descobrir a quem você quer beneficiar com sua humilde existência, já teremos dado mais um passo na contrução de sua missão pessoal. (continua)

terça-feira, 19 de julho de 2011

Como descobrir minha missão? (parte 5)

Logo no início, em termos empresariais, vimos que missão deve dizer basicamente três coisas:

O QUE SE FAZ - PRODUTOS OU SERVIÇOS OFERECIDOS
COMO SE FAZ - GRAU DE COMPETÊNCIA E QUALIDADE NA PRODUÇÃO OU SERVIÇOS
PARA QUEM SE FAZ - PÚBLICO QUE SERÁ ATINGIDO

Pois bem, na missão pessoal, o COMO SE FAZ deve estar diretamente relacionado aos seus princípios ou valores pessoais. Raciocine e seja honesto com você. Quais são seus valores e princípios? Exemplificando alguns: competência, honestidade, criatividade, generosidade, bondade, simplicidade, etc.

Você inicialmente, portanto, deverá enumerar seus valores pessoais francamente. Isso ajudará na confecção final de sua missão (continua)

Como descobrir minha missão? (parte 4)

Após revisarmos alguns conceitos, vamos agora filosofar um pouco sobre nossa missão pessoal para que possamos montá-la. Como eu disse anteriormente, cada um tem um propósito, um motivo para estar vivendo neste mundo.

A única coisa que é comum a todos é a busca da felicidade. Agora como esta felicidade pode chegar é algo muito, muito variado. Genericamente, posso dizer que sua missão deveria ser altruísta ou, pelo menos, estar equilibrada entre os seus propósitos mais egoístas e altruístas.

Eu espero que você não seja tão simplista a ponto de escrever uma missão do tipo: "Eu existo para me fazer cada vez mais e mais feliz." Nada contra, todos nós devemos buscar e merecemos a felicidade, mas não pode ser somente para isso que nascemos neste mundo. Precisamos deixar uma contribuição maior...

Mas antes de definir nossa contribuição aos outros, precisamos transitar por uma questão importante aqui: a questão de princípios... (continua)

Como descobrir minha missão? (parte 3)

Voltamos a falar sobre missão pessoal. Na postagem anterior, dei alguns exemplos de missão de grandes empresas que nós todos conhecemos. Observe como são inspiradoras e motivadoras.

Existem empresas que são mais comedidas na hora de criarem suas missões. Criam algo do tipo "Produzir alimentos de qualidade para todo o Brasil." Obserque que é simples, mas dá seu recado. Fala o que se faz, como e para quem. É o que interessa.

Pois bem, na sua missão pessoal também, você poderá ser ousado, ou mais simples. Mais rebuscado ou mais direto. Mas isso não importa. O que importa é que seja algo que você sente do fundo do coração.

Assim como a Constituição Federal de um país é o principal documento de uma nação, sua missão pessoal também precisa ser uma espécie de constitutição que deverá ser consultada frequentemente para que você não perca de vista seu caminho principal, sua razão de existir.

Na próxima postagem, vamos começar a arriscar as primeiras linhas de nossa missão.

Como descobrir minha missão? (parte 2)

Continuando nosso assunto sobre missão pessoal ou missão de vida, vamos entender um pouco sobre a missão empresarial.

Muito resumidamente falando, a missão de uma empresa é definida somando os seguintes itens: o que a empresa se propõe a fazer, como pretende fazer e para quem. A missão empresarial tem que ser algo inspirador, motivador, algo do qual seus colaboradores possam se orgulhar de fazer parte.

Vamos ver alguns exemplos de missão empresarial:

"Fazer as pessoas felizes." - Walt Disney
"Um computador em cada mesa de escritório e em cada residência, todos rodando softwares da Microsoft." - Microsoft
"Dar às pessoas pobres as mesmas chances de comprar as mesmas coisas que as pessoas ricas." - Walmart
"Organizar as informações do mundo e torná-las acessíveis e úteis." - Google

Citei algumas só para termos uma idéia do que é missão. Vamos usar este conceito para montar nossa missão pessoal. Até a próxima postagem...

Como descobrir minha missão? (parte 1)

No já consagrado modelo de Planejamento Estratégico das empresas, o primeiro item a ser trabalho é relativo à missão empresarial. Óbvio que seja assim. A primeira coisa que a empresa precisa saber é qual o seu negócio, saber para que ela existe.

Na nossa vida não é diferente. Precisamos definir o que estamos fazendo aqui, qual o propósito de nossa existência. Sem encontrar a missão, fica muito difícil encontrar significado no que se faz e a vida passa a ser somente uma sucessão de dias sem motivos. Está aí uma boa fórmula para ficar desmotivado: desconhecer sua missão.

Este assunto sobre missão pessoal é bastante filosófico e pode gerar muitas divergências, tangindo assuntos até mesmo como a religião e a espiritualidade. Não pense que nas empresas é diferente. Seus dirigentes levam horas, dias ou até mesmo anos para descobrirem as verdadeiras razões de existências de suas empresas.

Nesta série de postagens, pretendo discutir sobre este delicado e importante assunto: a missão pessoal.

quarta-feira, 13 de julho de 2011

O dano causado pelas preocupações (parte 3)

Continuando a falar sobre as preocupações, seguem as dicas para eliminá-las. Vimos na postagem anterior como vencer as preocupações sozinho, usando sua própria mente. Porém, se não consegue dominar sua mente sozinho, utilize-se de um meio externo. Um bom livro com palavras de ânimo, motivação e vitória pode ser útil neste sentido. O que você precisa é transformar a desconfortável vibração de preocupação em uma vibração de paz, harmonia, ânimo e motivação.

No início, pode ser que não seja muito fácil. Porém, como todo exercício físico ou mental, com a prática, vai ficando mais cada vez mais fácil.

Outra dica importante é viver o agora, o presente. A palavra agora tem como sinônimo a palavra presente porque de fato é um presente, uma dádiva. Você não possui nada a não ser o momento presente. O passado já se foi e o futuro não nos pertence. Portanto, não pense no futuro, viva com intensidade, alegria e gratidão cada momento como se fosse uma dádiva. Automaticamente, as preocupações com o futuro, com o que ainda nem sequer aconteceu, tenderão a desaparecer.

O dano causado pelas preocupações (parte 2)

Na postagem anterior, vimos o quanto é prejudicial a nós mantermos as preocupações em nossa mente. Pois bem, como prometido, vamos a algumas considerações para podermos eliminar as preocupações.

A eliminação das precupações passa pela própria questão do autocontrole mental, e isso nunca é uma coisa fácil. Quando temos uma tendência a pensar ou sentir algo, não é fácil mudar este hábito. Só há uma forma de eliminar um mau hábito, é substituindo-o por um bom hábito.

Portanto, se você tem o hábito de estar sempre preocupado com o futuro, emprego, perdas, pessoas, desgraças ou seja o que for, tente nestas horas pensar em algo bom e construtivo. Por exemplo, se você está preocupado com seu filho que saiu à noite e demora a chegar, comece a pensar que onde quer que ele esteja, está protegido por Deus.

Se você fica preocupado com seu futuro financeiramente, preencha sua mente com gratidão pelas dádivas que possui hoje e agradeça repetidamente em voz alta ou mentalmente.

Na próxima postagem, continuaremos este importante assunto.

O dano causado pelas preocupações (parte 1)

Eu sempre digo que a preocupação é uma oração ao contrário. A preocupação nada mais é que um pensamento constante em algo negativo ou ruim que possa acontecer no presente ou futuro.

E o que é pior, é um pensamento constante e ainda dotado de sentimento, o que o torna ainda mais poderoso. Se acreditamos que nossa vida e destino é moldado pelos pensamentos que temos, concluímos que as preocupações tem a propriedade de conduzir a nossa vida para o lado ruim ou negativo.

Muitas pessoas dizem que é inútil termos preocupações. Porém, eu diria que é mais que inútil, é bem prejudicial à nossa vida como um todo. Portanto, tente eliminar as preocupações. Sei que isso é tarefa bastante difícil, mas você pelo menos precisa estar consciente de que é algo ruim e que tem que ser eliminado de sua vida.

Na próxima postagem, darei dicas para vencer as preocupações...

A importância do sorriso

Algumas pessoas não tem o hábito de sorrir e isto é muito triste. Na verdade, o ser humano é o único ser da face da terra que tem esta habilidade. As hienas apenas fazem um ruído parecido com o riso, mas na verdade não estão nem alegres e nem felizes.

Um belo sorriso é o seu cartão de embarque em uma vida mais feliz e mais próspera. O sorriso abre portas. Se você chegar para ser atendido em um local e antes de dizer qualquer coisa, esboçar um sorriso, seu atendimento será muito mais eficiente.

Quando alguém aparentar um semblante muito sério ou talvez até agressivo, mostre sua mais poderosa arma: o seu sorriso. Você desarmará a pessoa que está a sua frente.

Vivemos em um mundo onde ninguém tem tempo para nada, nem para sorrir. "Em terra de cegos, quem tem um olho é rei" diz o ditado popular. Em terra de gente séria, preocupada, tensa e agressiva, quem tem um sorriso, será magestade. Faça do sorriso sua marca e seu diferencial.

quinta-feira, 7 de julho de 2011

Como vencer a solidão (parte 5)

Vamos continuar nosso assunto sobre a vitória sobre a solidão. Eu havia prometido dar duas dicas para nunca ficar sozinho. Aí vai:

Dica 1: SINTA SEMPRE MUITA GRATIDÃO pelas pessoas. Às vezes, não prestamos atenção em como é bom termos pessoas a nossa volta. Devemos sentir muita gratidão por cada minuto que as pessoas passam ao nosso lado, sejam familiares, amigos ou simples colegas. Quando não valorizamos algo, acabamos por perder este algo. Portanto, mentalmente ou em atos, agradeça por cada pessoa que estiver ao seu lado. Quem sente gratidão pelas pessoas, jamais fica sozinho.

Dica 2: SEJA GENEROSO. Geralmente, as pessoas mais egoístas são as que mais sofrem com a solidão. Quando somos generosos, quando doamos de nós aos outros, seja em forma de conselhos, sorrisos, favores, ouvidos ou qualquer outra forma de doação, jamais ficaremos sozinhos.

Pois bem, aqui acaba a série de 5 postagens sobre a solidão. Espero que você seja cada vez mais feliz e sempre rodeado de pessoas das quais você possa dar e receber seu amor.