quinta-feira, 24 de março de 2011

A ética gera bons resultados de longo prazo

A ética é a ciência que estuda a prática do bem. Entretanto, o bem parece ser algo muito relativo. O que é bom para uns, pode não ser para outros e vice-versa. O que é bom numa época, pode não ser bom em outra. O que é bom para um povo, pode não ser bom para outro.

Por exemplo, a poligamia é algo não aceita no ocidente, chegando a ser crime em alguns países. Porém, é algo extremamente comum em alguns povos do Oriente Médio, África e Ásia.

Entretanto, existem alguns valores que são eternos. Coisas que são boas, não importando qual seja a época, o local ou o povo. Exemplos disso são o amor e respeito ao próximo, a prática da caridade, a honestidade, a importância de um sorriso, o poder de um elogio, entre muitos outros.

Estes valores são perenes e portanto, verdadeiros. Segui-los ou praticá-los sempre será bom. Pode ser até que os resultados não apareçam rapidamente. Pode até parecer que são exatamente os maus (os que levam vantagem em tudo) que sempre se saem bem. Mas, a longo prazo, a vitória sempre será de quem praticou o bem verdadeiro e manteve a ética até o fim.

Nenhum comentário:

Postar um comentário