segunda-feira, 13 de junho de 2011

O poder do elogio (parte 2)

Pois bem, vamos ver como o elogio pode de fato mudar uma pessoa que queremos ver transformada.

Todos sabemos que repreensões dificilmente dão resultados. Quanto mais repreendemos ou reclamamos sobre um ponto negativo de uma pessoa, cria-se ali uma força mental que mantém aquele defeito ativo. Se reprimendas mudassem as pessoas, seria muito fácil educar um filho, por exemplo. Bastaria repreendê-lo em cada erro e então ele se direcionaria para o lado certo. Sabemos que nem sempre, ou quase nunca isto acontece.

Então qual seria a forma de eliminar os pontos negativos das pessoas que vivem conosco? A grande chave é o elogio. Por mais pontos negativos que uma pessoa tenha, procure um ponto positivo e elogie-o. Todos ficam felizes ao receberem elogios e procuram de fato fazer jus ao elogio recebido. Neste sentido, o ponto positivo elogiado vai crescendo cada vez mais até tomar o lugar de todos os pontos negativos que antes existiam. Fácil não é? Então pratique, experimente fazer isso com quem você gosta ou convive.

Sei que criticar é mais fácil. Mas mude sua técnica. Faça do elogio a sua mais nova e eficaz técnica para mudar todas as pessoas que o rodeiam para melhor.

2 comentários:

  1. De fato Henrique, muito do poder que opera positivamente encontra-se em nossas palavras, nossos gestos e ações.

    ResponderExcluir