sábado, 7 de maio de 2011

O efeito negativo das reclamações

A maior parte das pessoas passa a maior parte de seu tempo reclamando. Todos reclamam do seu trabalho, da situação do país, do transporte público, dos preços, da corrupção, dos seus colega, de seus familiares e assim por diante. Esta lista é interminável.

É incrível como as pessoas tem o poder de focalizar exatamente no que não está bom, ao invés de dirigir sua atenção para o que está bom, certo ou agradável. Quando uma parte do corpo dói ou está doente, a pessoa esquece de todas as outras partes que estão sadias. Ao reclamar do trabalho, esquece que muitas pessoas gostariam de estar no seu lugar.

E o pior de tudo. As reclamações sempre geram uma energia negativa ao redor da pessoa. Esta energia acaba por atrair mais coisas desagradáveis, que gerarão ainda mais reclamações. É um círculo vicioso.

O oposto da reclamação é a gratidão. Comece já a agradecer. Não desgaste sua mente e sua vida com a energia negativa da reclamação. Foque no que já está bom e agradeça. Logo surgirão cada vez mais fatos dignos de gratidão.

2 comentários:

  1. Para uma bela reflexão!! eu já estou agradecendo! muito obrigado pelos belos textos!
    abraço, Eli.

    ResponderExcluir
  2. Obrigada Henrique, por nos lembrar o que nunca deveria ser esquecido.
    Andrea Lopes

    ResponderExcluir